Microfiltração

Microfiltração

Espectro de Filtração

Espectro de Filtração
Espectro de Filtração

No gráfico acima, ESPECTRO DE FILTRAÇÃO DA ÁGUA, são mostrados, por ordem de tamanho, alguns contaminantes encontrados frequentemente na água. A linha tracejada vertical indica, como exemplo, o tipo de proteção que proporciona um filtro com grau de retenção de 3 micra: Podemos constatar que todas as partículas que se situam do lado direito da linha serão retidas, pois são maiores que os "poros" de filtração. Da mesma forma, tudo aquilo que fica do lado esquerdo passará pelos "poros", pois são partículas menores que estes.

A primeira reação, ante as informações fornecidas por este gráfico, é a de escolher sempre filtros com micragens bem pequenas, para garantir um alto grau de proteção. Infelizmente, se apenas isto for feito, os cartuchos poderão ficar entupidos rapidamente, o que obrigará a manutenções frequentes.

Assim, nos casos onde se desejar obter uma vazão satisfatória, um elevado grau de proteção e períodos maiores de manutenção dos elementos filtrantes, deveremos utilizar sistemas de purificação de água mais sofisticados, como Osmose Reversa ou radiação Ultravioleta. Os purificadores por Ultravioleta esterilizam os microorganismos. A radiação da lâmpada ataca o DNA do microorganismo destruindo-o. Estes aparelhos produzem água em vazões bastante elevadas. Os purificadores por Osmose Reversa retiram da água microorganismos, metais pesados e resíduos químicos. A membrana, dotada de poros finíssimos, deixa passar apenas as moléculas menores, no caso as da água e produz quantidades em vazões satisfatórias para beber e cozinhar. O custo por litro da água produzida por este sistema é muito inferior ao da água engarrafada.